REVOLUÇÃO FARROUPILHA EM LAGES

No dia 11 de março de 1839 era solenemente Proclamada a República em Lages. Logo esta agradável notícia chegou ao governo Rio-grandense. O Presidente da República enviou aos lageanos a seguinte Proclamação:

PROCLAMAÇÃO AOS HABITANTES DE LAGES
Lajeanos !
“A notícia da generosa cooperação que prestastes às armas Republicanas foi ouvida pelo povo rio-grandense com expressão do reconhecimento e do entusiasmo. A república vos pende por tais feitos, sinceras ações de graças. Irmão! Correi a nossos braços: não sereis certamente dos últimos a despregar as vexações e arbitrariedade; a dar aquele grito sempre pavoroso aos tiranos da popular liberdade! Já os bravos paulistas fazem tremular aos olhos dos seus opressores aquele pendão sagrado: cinco de suas principais vilas tem vingado nos escravos de um coroado déspota dezesseis anos de vexações e arbitrariedade; os briosos catarinenses escudados por nossas vitórias falanges não tardaram a imita-los; o Ceará e Sergipe encetaram a majestosa carreira da resistência as infame governo que os maltrata; o Maranhão se dispõe e se prepara para tão honrosa empresa; o Pará e a Bahia juram sobre cabeças ensangüentadas de seus numerosos filhos sacrificados à vingança do partido lusitano. Renasceram de suas ruínas mil vezes mais formidáveis; o vacilante império brasileiro corroído dos vícios, próximo a uma estrondosa bancarrota, prestes a sucumbir ao peso ingente de uma enorme dívida pública, devorado pelas facções que o dilaceram, este edifício monstruoso de corrupção e de crimes, insensivelmente se desmorona, e parece cair por toda à parte. Ora pois, lajeanos, às Armas! Fazei tronar em meio de vossas montanhas o brado glorioso da vossa emancipação absoluta; despedaçai o injurioso grilhão do despotismo, e cheios de indignação lançai-o à cara. Que podeis recear contando-nos a nós e aos nossos poderosos aliados em número de vossos amigos? Vossa posição geográfica vosso caráter vossos hábitos e usos concorrem a irmanados liguemo-nos para sempre em anel firme sejamos um e o mesmo povo, que todos os homens fez livre não deixará, porque é justa de abençoar nossos esforços e de fazer prosperar nossos esforços as Nossas Armas.”
Dada residência Presidencial de Caçapava aos 21 de março de 1839.
– 4º da independência e da república – BENTO GONÇALVES DA SILVA.

“Depois de proclamada a república em Lages, começaram as forças revolucionárias que lá se achavam, a lançar suas vistas para o litoral catarinense. O lageano Serafim Muniz de Moura e cento e poucos homens de cavalaria da guarda nacional da mesma vila aproximaram-se de Laguna fazendo conter o progresso do inimigo”.
No combate da Guarda de Santa Vitória, município de Bom Jesus-RS, a 14 de dezembro de 1839, o herói republicano de Lages benemérito Tenente Coronel Antônio
Inácio de oliveira Filho, depois de triunfo quase completo, morria com um tiro, quando penetrava no entrincheiramento do inimigo.
Este combate realizou-se numa porteira seguida de taipas, que noutros tempos servira de registro das tropas. O destemido Comandante José Garibaldi entrou à testa com seus marinheiros, e os constantes lageanos pelo flanco esquerdo do inimigo, e as duas companhias do 4º Batalhão de comando do Major Inácio Peixoto carregaram porção pelo flanco direito. Quando chegado o momento do ataque, lançou-se o inimigo porteira adentro e carregou com tanto ímpeto sobre a cavalaria imperial que formava na retaguarda da infantaria, que súbito foi visto debandar-se em precipitada fuga. A ação deste modo decidida em favor das Armas Republicanas e o dia 14 de dezembro não serão esquecidos na história de nossas vitórias: foram fatores decisivos da sorte futura da província de Santa Catarina.
“Os catarinenses, estes homens que se entremeavam num ataque de cavalaria, não deixando nada a desejar”. Este pressuposto denota que este combate que caracterizou a bravura dos lageanos e catarinenses.
Retirado da cópia fiel das comunicações do chefe Farroupilha Coronel Joaquim Teixeira Nunes à Bento Gonçalves e a Antônio de Souza Neto.
Informações obtidas através do Gen Leandro da Silva Vieira, Guarda Nacional / Lages-SC / Mário Arruda década de 80.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *