LAGES

HISTÓRIA
A região de Lages SC era conhecida como a continuação dos famosos campos das Vacarias, onde existia enorme quantidade de gado Vacum Selvagem, oriundos das missões guaraníticas. Os chamados Campos das Lagens, um vasto território que compreende vários municípios de Santa Catarina, originalmente pertencia à Espanha, consoante o Tratado de Tordesilhas, firmado em 1494, entre Espanhóis e Portugueses, sob a inspiração do Papa Alexandre VI; nascido na Espanha, que dividiu o mundo Ocidental entre os dois Países da Península Ibérica. As terras que ficassem situadas até uma distância de 370 léguas a Oeste do Cabo Verde (Costa Africana) pertenciam à Espanha. Sendo o Papa Espanhol, entregou ao seu País a “parte do leão”. Mais tarde, depois de descoberto o Brasil, constatou-se que a linha de Tordesilhas iria de Belém (Pará) até Laguna (Santa Catarina). Quase um estreito corredor. A maior parte do Brasil – e mais rica -, bem como toda a América Latina, seria território Espanhol. Nem Portugal tampouco a Espanha cumpriu integralmente o famigerado tratado, modificado por ajustes posteriores. De qualquer forma, Portugal precisava ocupar a região de Lages SC, que poderia ser reivindicada pelos Castelhanos. Os campos de Lages pertenciam à Capitania de São Paulo, que atingia o Rio Pelotas e dividia a Capitania de Santa Catarina mais ou menos no Tributo, perto de Bom Retiro. Correia Pinto assumiu o compromisso de fundar o povoado na região de Lages SC. Aos 22 de Novembro de 1766, dá início a uma nova povoação sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens. A 22 de Maio de 1771, é elevada a categoria de Vila. Somente por Alvará Real de 09 de Setembro de 1820, Lages passou a pertencer à Capitania de Santa Catarina. A 25 de Maio de 1860 é elevada a categoria de cidade chamada de Campos de Lajens devida à abundância de Pedra Laje (arenito) em certos pontos da região. Em 1960, pôr decreto assinado pelo Sr. Prefeito Vidal Ramos Júnior ficou estabelecido o topônimo de Lages com *G*. Lages foi colonizada por Paulistas e Espanhóis.

O município apresenta como ponto forte em belezas naturais, os campos.
Geograficamente, Lages SC é privilegiada pela natureza e pelo clima. As coxilhas despontam um potencial turístico, fundamental ao turismo no meio rural.
Em alguns locais encontram-se formações rochosas areníticas de formas exóticas e curiosas que contribuem para o embelezamento da paisagem.
O ar puro e agradável provoca bem estar e restaura o stress urbano.
Um fator relevante é que Lages está localizada num ponto estratégico, identificado como corredor turístico (BR 116 /BR 282).
No aspecto cultural, além de ser o centro universitário da região, Lages tem uma longa história, que vem desde os tropeiros gaúchos que colonizaram a região. E essa história é cultuada por seu povo, que mantém viva as tradições através do folclore regionalista, da comida campeira, no jeito de vestir e em muitas festas que são realizadas ao longo de todo ano. A maior delas, a Festa Nacional do Pinhão, realizada no mês de junho, atrai mais de 300 mil turistas.
Conhecida como a Capital Nacional do Turismo Rural, conta com inúmeros hotéis fazenda que dispõe de todo conforto, bons serviços, incluindo estrutura para eventos. Realiza também no mês de outubro a EXPOLAGES, maior feira agropecuária do planalto catarinense.
A maior delas, a Festa Nacional do Pinhão, realizada no mês de junho, atrai mais de 300 mil turistas.
É uma região muito bonita que merece ser visitada, não apenas pela beleza de suas paisagens e patrimônio histórico, mas principalmente pela hospitalidade encantadora de sua gente.
POPULAÇÃO: 165.068 Habitantes
URBANA: 152.880 Habitantes
RURAL: 4.086 Habitantes
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 16.01hab/km2
TAXA DE CRESCIMENTO POPULACIONAL: 1,38
ÁREA: 2.651,4 km2
ÁREA URBANA: 222,4 Km2
ÁREA RURAL: 2.429 Km2
ALTITUDE: 916 m
LATITUDE: 27″ e 48″ 58 min. sul
LONGITUDE: 59,19″ e 34″ min. oeste
CLIMA: subtropical
TEMPERATURA MÉDIA ANUAL: 15,6º
PRECIP. PLUVIOM.: 1.479,48 anual
UMIDADE RELATIVA DO AR ANUAL: 80.03%
FERIADO MUNICIPAL: 15/Agosto
CEP.: 88.500-000 – DDD: (0xx49)
CORRENTE ELÉTRICA: 220 Volts

PONTO MAIS ELEVADO
1.200 metros no Morro do Tributo

CLIMA
Mesotérmico úmido, sem estação seca.
Clima chuvoso, com invernos e verões brandos. A precipitação do mês mais seco é maior que a precipitação do mês mais chuvoso, e a temperatura média anual 15,60C.
A temperatura média do mês mais frio se situa entre 3º e 180C

RIOS QUE CORTAM O MUNICÍPIO
Caveiras, Rio LavaTudo, Pelotinhas, Pelotas e Canoas.
Rios Urbanos: Passo Fundo, Carahá, Caveiras e Ponte Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *